Características
A função primária de Stitch é instintivamente destruir tudo o que encontra. Quando aterrissa em um planeta, seu instinto o leva às grandes cidades onde destruirá as comunicações, as usinas de força e os sapatos de quem bobear.
Stitch também possui muitas habilidades como: andar pelas paredes e pelo teto, ser a prova de fogo e de balas, ter super sentidos (audição super aguçada, visão noturna), pensar mais rápido que um super computador, erguer objetos 3000 vezes seu próprio peso, ser super resistente e flexível (pode se enrolar como um tatu bola e passar por lugares apertadíssimos como um rato), agir como um toca cds (como visto em uma cena do filme) e ser praticamente imortal e indestrutível. Sua única fraqueza é que não sabe nadar.(E odeia água).
Quando Stitch foi criado, a polícia intergaláctica chegou e prendeu ele e seu criador, Jumba, antes que Stitch tivesse suas moléculas completamente carregadas. Devido a isso, no filme Lilo & Stitch 2, ele deu um defeito e parecia que ia morrer, mas se recuperou no último minuto. Nem mesmo Jumba sabe explicar como ele fez isso, pois aquilo que o fez reviver foi o amor que lilo tinha por ele.
História
Stitch foi criado para destruir tudo o que encontra. Jumba o criou devido à experiência anterior (Reuben, a experiência 625) ter sido um fracasso. Nessa hora, porém, o Dr. Hamsterviel ("comandante" do Jumba) estava na cadeia e havia acabado de dedurar Jumba para as autoridades.Quando os policiais chegaram, prenderam Jumba e tentaram prender Stitch, mas este escapou roubando uma nave patrulha (vermelha, sua cor preferida!) e acabou caíndo na Terra, no Havaí.
Jumba foi convocado para capturar Stitch sem que os humanos percebam e, em troca, ele estaria livre da prisão. Um alien especialista no planeta Terra, Pleakley, também foi convocado.
Na Terra, Stitch percebeu que Jumba e Pleakley estavam atrás dele e teve a ideia de se disfarçar de cachorro para se infiltrar no mundo humano, pois Jumba e Pleakley (principalmente Pleakley) não queriam envolver os terráqueos nisso.
Mais tarde, as outras 625 experiências também acabaram soltas na Terra e Stitch recebeu a missão de encontrar todas elas, fazê-las se tornarem boas como ele se tornou, dar um nome a elas e encontrar um local onde poderiam viver bem (Jumba acabou por decidir não activar 628 pois 627 quase havia causado a destruição total da ilha). Depois de completa essa missão, ofereceram a ele trabalhar como comandante de uma grande nave espacial vermelha. Embora entusiasmado com a oferta, Stitch percebeu no final que seu lugar ideal era afinal na Terra, onde ele e seus 625 primos eram felizes.
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